REGULAMENTO

FEST ARUANDA 2017

ACERCA DO EVENTO:

1. Fica instituído o FESTIVAL ARUANDA DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO, uma iniciativa e realização da Bolandeira Arte & Mídia em parceria com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o objetivo de fomentar, reconhecer e contemplar novos talentos na área do audiovisual brasileiro.
2. O 12º FESTIVAL ARUANDA DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO será realizado no período de 30 de novembro a 6 de dezembro de 2017 no Cinépolis do Manaíra Shopping.
3. Estão aptos à inscrição trabalhos em curta-metragem com até 20 minutos de duração.
4. O FESTIVAL ARUANDA DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO contempla ainda as categorias TV Universitária/Educativa (nas áreas de Reportagem, Interprograma, Documentário, Programa de TV e Interprograma de Animação/Videografismo).

ACERCA DAS INSCRIÇÕES:

5. As inscrições são GRATUITAS.
6. Para a mostra das categorias supracitadas serão aceitos para seleção obras finalizadas entre Junho de 2016 até Agosto de 2017. Serão aceitos CURTAS de até 20 minutos de duração. Cada realizador poderá se inscrever com até dois (02) trabalhos em cada categoria.
7. Para a categoria de TV UNIVERSITÁRIA (Programa, Reportagem e Documentário para TV) estarão aptas produções realizadas por equipes das emissoras de Televisões Universitárias e Educativas brasileiras. Serão aceitos 02 (dois) trabalhos por gênero para cada emissora.
8. ATENÇÃO: As inscrições serão ON LINE, procedidas diretamente na página do festival onde deverão ser postadas, no ato de preenchimento do formulário, endereço de link da Cópia em VÍMEO do (s) filme (s) inscritos; de preferência, que as Cópias em VÍMEO já sejam enviadas em suporte H264; 02 (duas) FOTOS do (s) Curta (s) inscritos (formato JPEG, 200 ou 300 dpi de resolução), com o título da obra e do realizador para fins jornalísticos e publicitários do festival. Essas imagens devem ser de captura de frame ou de still, e não de making-of ou bastidores.
9. O PERÍODO DE INSCRIÇÃO vai de 13 de Junho a 10 de agosto de 2017.
10. A Comissão Organizadora indicará os membros que comporão a Comissão de Seleção e o Júri Oficial (Comissão Julgadora) da mostra que serão escolhidos entre pessoas de reconhecida competência no campo audiovisual (acadêmicos, realizadores, críticos/jornalistas e publicitários).
11. A Comissão Organizadora divulgará o resultado da seleção dos vídeos a partir do dia 1º de OUTUBRO em jornais e no site oficial do festival (www.festaruanda.com.br), além de emitir prontamente e-mails para os candidatos selecionados. Este prazo poderá sofrer alterações, caso se faça necessário.

ACERCA DAS PREMIAÇÕES OFICIAIS:

12. Os premiados escolhidos receberão o TROFÉU ARUANDA. A premiação se dará nas seguintes categorias: CURTAS – Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção, Melhor Curta de Ficção, Melhor Documentário, e Melhor Curta segundo o Júri Popular. LONGAS – Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante , Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção, Melhor Longa e Melhor Longa segundo o Júri Popular. TV UNIVERSITÁRIA – Melhor documentário para TV, Melhor reportagem, Melhor programa de TV, Melhor Interprograma, Melhor Interprograma de animação/videografismo
13. A melhor produção paraibana receberá o TROFÉU RODRIGO ROCHA DE MELHOR VÍDEO PARAIBANO.
14. A premiação se dará no encerramento do festival, dia 6 de dezembro de 2017 no Cinépolis do Manaíra Shopping.
15. É direito do Júri Oficial NÃO CONCEDER prêmios, caso os trabalhos não se enquadrem nos critérios da avaliação, bem como atribuir MENÇÕES HONROSAS, desde que em acordo com a Comissão Organizadora.
16. As decisões do Júri Oficial serão irrevogáveis e plenas. No caso de ausência eventual de membros do Júri Oficial, a Comissão Organizadora indicará os respectivos substitutos com mesmo grau de competência.
17. Outras premiações especiais (recursos, câmeras, DVDs, livros especializados, etc.) poderão ser instituídosr, dependendo do patrocínio e apoio de empresas e instituições ao evento. ACERCA DA PREMIAÇÃO DO JÚRI POPULAR:
18. Será distribuída aos espectadores durante todo o festival uma cédula com os curtas-metragens e longas selecionados. Nesta, será atribuída notas de 05 a 10 para os respectivos trabalhos apresentados no dia, que poderá ser depositada em urna disponibilizada na saída do local de exibição. As categorias de TV universitária NÃO serão avaliadas pelo voto popular.
19. Haverá premiação de Júri Popular para Melhor Longa-Metragem e Melhor Curta-Metragem.
20. A Comissão Organizadora será responsável pela avaliação das cédulas e respectivas médias.
21. O premiado, conforme a maior média geral, escolhido pelos espectadores do festival, receberá o TROFÉU ARUANDA – JÚRI POPULAR. Em caso de empate, a decisão de desempate competirá aos membros do Júri Oficial do festival.
22. As decisões da Comissão Organizadora serão irrevogáveis e plenas.