O Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro é um evento realizado anualmente pela produtora Bolandei@rte&Fims, com chancela da Universidade de Federal da Paraíba (Reitoria e CCHLA) e patrocínio master do Grupo Energisa, da Cagepa (Companhia de Águas e Esgostos da Paraíba e copatrocínio da PBGás e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Fundado em 2005, o Fest Aruanda chega, esse ano, à sua 16ª edição com mostras competitivas de curtas e longas-metragens (nacional e nordestino), mostras internacionais de filmes da Universidade Lusófona e da União Europeia, retrospectivas, sessões Cine Aruandinha, Escola Pública, Caleidoscópio Universitário e Cinema Pandêmico.
Além de 70 filmes em curtas e longas, o Fest Aruanda vai condecorar com o Troféu Aruanda Othon Bastos, W. J. Solha, Cristina Amaral, José Siqueira e Ely Marques. Mais uma vez o festival se presta também a mergulhar na história, na memória e preservação audiovisual, celebrando os 50 anos de O País de São Saruê, clássico do documentarismo brasileiro, de Vladimir Carvalho e A Canga, de Marcus Vilar, no aniversário de 20 anos do filme.
Mais uma vez o maior evento cinematográfico da Paraíba vem lembrar a todos (as) que é tempo de aruandar, afinal...
Aruandar é preciso!