Notícias

“Pacificado”, último longa-metragem da Mostra Nacional Competitiva, é apresentado no Fest Aruanda

“Pacificado”, último longa-metragem da Mostra Nacional Competitiva, é apresentado no Fest Aruanda

O filme “Pacificado”, último longa a ser apresentado dentro da Mostra Nacional Competitiva de Curtas e Longas-metragens do 14º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, contará com as presenças do diretor Paxton Winters e dos atores Débora Nascimento e Bukassa Kabengele. Com chancela da UFPB e patrocínio do Grupo Energisa (Usina Cultural), Cagepa e Armazém Paraíba, via Lei Federal de Incentivos do Ministério da Cidadania, o Fest Aruanda vai até o dia 4 de dezembro, com entrada franca em todos os dias. “Pacificado” será exibido às 21h desta terça-feira, na Sala 9 do Cinépolis Manaíra Shopping.

O longa foi a única obra brasileira a competir no 67º Festival Internacional de Cine de San Sebastián, Espanha – e teve a primeira vitória de um filme nacional nessa competição. Recebeu a Concha de Ouro de melhor filme, melhor ator (Bukassa Kabengele, ator nascido na Bélgica e naturalizado brasileiro) e melhor fotografia (Laura Merian). No Brasil, na 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em outubro passado, foi vencedor do Prêmio de Público como Melhor Filme de Ficção Brasileiro. Em novembro, participou do Camerimage, festival prestigiado nos quesitos técnicos do cinema, em Toruń (Polônia), e recebeu prêmios nas categorias direção e fotografia.

O longa foi rodado no Morro dos Prazeres, onde o diretor Paxton Winters morou por oito anos. A história, coescrita com Wellington Magalhães (morador da comunidade do Morro dos Prazeres) e Joseph Carter, que também morou lá por 12 anos, é um drama familiar protagonizado por Débora Nascimento, Cássia Nascimento e Bukassa Kabengele. O filme conta a história de Tati, uma menina introspectiva de 13 anos que luta para se conectar com seu estranho pai, Jaca, libertado da prisão no momento turbulento das Olimpíadas do Rio. Enquanto a polícia “pacificadora” batalha para ocupar as favelas ao redor do Rio, Tati e Jaca precisam navegar entre as forças que ameaçam suas esperanças para o futuro.

“Pacificado” foi produzido pela Reagent Media, de Paula Linhares e Marcos Tellechea, e contou também com a coprodução do diretor norte-americano Darren Aronofsky, que trabalhou em “Réquiem para um sonho” e “Cisne negro”.


14° Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro
Mostra Nacional Competitiva de Curtas e Longas-metragens
Cinépolis Manaíra Shopping – João Pessoa
A partir das 14h


Voltar

Parceiros

Fortalecendo o cenário do audiovisual...
Patrocínio Master:
Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho
Energisa

Copatrocínio:
Cinepolis
Armazem Paraíba

Apoio Institucional:
UFPB

Apoio Cultural:
Assembleia
secult
ADUF
TV Cabo Branco

Viabilizado por :
Lei de Incentivo a Cultura

Patrocínio :
Cagepa