Notícias

16º Fest Aruanda anuncia destaques e novidades da edição 2021 em coletiva online; Saiba como foi

16º Fest Aruanda anuncia destaques e novidades da edição 2021 em coletiva online; Saiba como foi

Por: Sandro Alves de França | Janela 7

O 16º Fest Aruanda está chegando e foi realizada nesta terça-feira (30) uma coletiva de imprensa para anunciar algumas novidades e detalhes da programação dessa edição. Transmitida pela canal oficial do evento no YouTube, a ação iniciou com o coordenador do festival, o professor e cineasta Lúcio Vilar, destacando e agradecendo aos patrocínios de órgãos públicos e privados que viabilizam a realização do maior festival de cinema da Paraíba e um dos mais importantes do Brasil dedicados ao audiovisual brasileiro. Também houve saudação à equipe de organização e aos apoiadores, dentre eles o Janela7, que cobre o Fest Aruanda desde seu surgimento, em 2015, e já realizou ações em parceria, como a oficina de crítica cinematográfica, em 2020.

Em seguida, foi exibido um vídeo do Canal Brasil, parceiro histórico do festival, trazendo alguns destaques do que se pode esperar da décima sexta edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro. Após a exibição e agradecimentos aos presentes na coletiva, Lúcio Vilar chamou o responsável pela curadoria de filmes do evento, o jornalista Almilton Pinheiro, que junto com Lúcio fez a seleção dos longas e curtas-metragens que integram as mostras competitivas e especiais.

INEDITISMO

Sobre ineditismos da edição 2021, Almilton destacou a seleção dos filmes Flor de Quintal , de Mercicleide Ramos, na mostra competitiva de filmes paraibanos Sob o Céu Nordestino, Aurora – A Rua Que Queria Ser um Rio“,de Radhi Meron e na Mostra Competitiva Nacional, as primeiros produções de animação dirigidos por mulheres a competir no festival.

Registro da coletiva de imprensa online do 16º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

HOMENAGEM

Foi anunciada ainda homenagem aos 20 anos do filme A Canga, premiado curta de ficção de Marcus Vilar baseado no romance do ator e escritor Waldemar José Solha e fotografia do consagrado cineasta e fotógrafo Walter Carvalho, que recebeu mais de 20 prêmios nacionais e internacionais e figura entre as mais icônicas produções da história do cinema paraibano.

LONGAS

Sobre os longas selecionados para a Mostra Nacional, a mais importante do Fest Aruanda, Amilton destacou uma peculiaridade: a maioria é de realizadoras e realizadoras que debutam na realização de filmes de longa-duração.

“Dos cinco filmes nacionais, quatro são de cineastas estreantes e um veterano. A maioria das produções dessas mostra fizeram sua estreia em festivais internacionais como Veneza, Cannes e Roterdã”, destacou Amilton.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL E ONLINE

Na live também foi anunciado o 16º Fest Aruanda terá uma programação híbrida, com sessões presenciais para todos os filmes selecionados e online para quase todas as obras através do Aruanda Play, plataforma de streaming do festival criada na edição 2020. Já ações como oficinas, palestras, conferências e minicursos serão realizadas através do YouTube, como explicou Lúcio Vilar:

“Teremos sessões presenciais de todos os filmes sim, mas as ações formativas – minicursos, oficinas, conferências – serão realizadas virtualmente, através do YouTube”, ressaltou o coordenador do Fest Aruanda, lembrando que essa divisão foi pensada visando a segurança sanitária. Em relação as ações presenciais, ele reforçou que acontecerão “seguindo todos os protocolos indicados para evitar a propagação do COVID-19”.

Identidade visual da edição 2021 do Fest Aruanda

COLETIVA NA ÍNTEGRA

A live completa da coletiva de imprensa do 16º Fest Aruanda do Audiovisual Brasieliro estpa disponível online, no Cana Oficial do festival no YouTube. Para acompanhar a íntegra da live acesse ESTE LINK.

 


Voltar