17º Fest Aruanda anuncia CURTAS selecionados
Mostra Competitiva Nacional
O Fest Aruanda será realizado em João Pessoa de 1 a 7 de dezembro e é uma realização da Bolandeira Artes & Films.
De 01 a 07 de dezembro, acontece o tradicional Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na cidade de João Pessoa!
A 17ª. Edição do evento, mais uma vez acontece na rede Cinépolis do Manaíra Shopping onde será o palco do evento que terá entrada franca em todas as sessões
Na quinta-feira, dia 13/10, a organização do festival divulgou a seleção oficial dos 12 curtas metragens que farão parte da Competição Nacional.
O Comitê de Seleção de curtas-metragens foi formado pelos jornalistas e críticos de cinema, Amilton Pinheiro e Marcus Mello (ambos da Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema), e a diretora e curadora Camila de Moraes.
“Para seleção deste ano de 2022, encontramos filmes potentes, bem construídos em termos narrativos com debates pulsantes. Entre ficção, documentário e animação, as obras abordam questões como pandemia, temáticas raciais e povos originários. São filmes que nos provocam e fazem pensar sobre uma concepção de sociedade”, afirma Camila de Moraes
“Este ano, foram mais de 500 filmes vistos, com inscritos de todos os cantos do país, tornando mais árdua a tarefa de escolhermos apenas 12 títulos para a mostra competitiva nacional. Mas foi uma tarefa prazerosa, marcada por muitas discussões, e tendo como foco um único objetivo: entregar ao público uma seleção forte, marcada pela diversidade e pela qualidade estética”, afirma Marcus Mello
“Como destacaram meus dois colegas de Comitê, Marcus e Camila, foram avaliados 544 filmes de todo país, com propostas estéticas diversas e temáticas que procuraram dar conta e aprofundar a complexidade da sociedade brasileira hoje, com olhares mais agudos e críticos sobre assuntos que estão na pauta do dia, ainda mais nos duros tempos em que vivemos. Quero frisar aqui algumas estatísticas dos 12 filmes selecionados; seis deles foram dirigidos por homens, dois por mulheres, enquanto quatro produções tiveram duplas de homens por trás das câmeras. Das regiões brasileiras, três vêm do Nordeste, oito do sudeste e um do sul. Em se tratando de gênero, três são documentários, uma é animação e oito são ficções. Dos 12 curtas, dez foram produzidos na capital e dois no interior. E por último, três filmes são da Paraíba, cinco de São Paulo, dois do Rio de Janeiro, um do Paraná e um de Minas Gerais”, Amilton Pinheiro, presidente da comissão de seleção.
SELECIONADOS
Link de fotos dos curtas: https://we.tl/t-85sTR9oBvu - Validade: 17/10
"Mergulho"
Direção: Marton Olympio e Anderson Jesus - Ficção - 15 min - São Paulo (SP) - 2022
Sinopse:
Durante os preparativos para um final de semana na praia, os sentimentos de uma família são confrontados a partir do retorno do filho mais velho, longe há dez anos. Mesmo sem querer eles mergulham nas próprias emoções.
"Tiro de Misericórdia"
Direção: Augusto Barros - Ficção - 17 min - Belo Horizonte (MG) - 2022
Sinopse:
O sol ilumina o casal na cama. Ao levantar-se, o rapaz evidencia seu embaraço diante da anfitriã. No correr do dia, a casa transforma-se num templo solene. Ela sai da condição de amante para a de sacerdotisa. Ele transforma seu embaraço em confissão.
"Carta Para Glauber"
Direção: Gregory Baltz - Documentário - 12 min - Rio de Janeiro (RJ) - 2022
Sinopse:
Em 1964, dias após o golpe militar que instaurou a ditadura no Brasil, Gustavo Dahl, cineasta e pensador do cinema brasileiro, escreve uma carta para o amigo Glauber Rocha, que estava em Cannes apresentando seu filme Deus e o Diabo na Terra do Sol.
"Déjà Vu"
Direção: Carlos Mosca - Ficção - 12 min - Lagoa Seca (PB) - 2022
Sinopse:
Dois produtores de audiovisual independentes, comemoram uma premiação em dinheiro de seu filme, num festival importante. Enquanto se banqueteiam na mesa da cozinha, discutem as “dores e delícias” do cinema.
"Desejo e Necessidade"
Direção: Milso Roberto - Ficção - 11 min - Campina Grande - 2022
Sinopse:
Uma família de retirantes do interior vem à feira de Campina Grande a procura do pai que partiu em busca de trabalho. Partiu dividido entre o desejo de ficar e a necessidade do sustento. Logo eles descobrem o turbilhão que é a vida na sociedade urbana. Com sua dinâmica que mói os indivíduos e destrói aquela família já dilacerada. Esse é o mote do espetáculo "A FEIRA" da dramaturga LOURDES RAMALHO encenado nesse filme com a expressão corporal dos integrantes do Balé cidade de Campina Grande em uma performance que expressa os sentimentos dessa jornada pela feira central de Campina Grande, que é considerada patrimônio histórico-cultural imaterial brasileiro pelo IPHAN. DESEJO E NECESSIDADE contam ainda com trilha sonora do conjunto de câmara paraibano QUINTETO DA PARAÍBA e com o verso inicial e que dá nome ao filme por CHICO CÉSAR.
"Sangue Por Sangue" (Filme Paraibano)
Direção: Ian Abé e Rodolpho de Barros - Ficção - 14 min - João Pessoa (PB) - 2021
Sinopse:
Longe de tudo e de todos, três homens selam seus destinos.
"Saindo com Estranhos da Internet" (Animação)
Direção: Eduardo Wahrhaftig - Animação - 11 min - São Paulo (SP) - 2021
Sinopse:
Dezenas de milhões de pessoas estão usando algum aplicativo de paquera. Este é o relato de alguns usuários compartilhando histórias sobre encontros bons e ruins e suas impressões sobre paquerar na era dos smartphones.
"Quarentena"
Direção: Adriel Nizer e Nando Sturmer - Ficção - 6 min - Curitiba (PR) - 2021
Sinopse:
Brasil. É noite. Mãe e filho descobrem que não estão sozinhos durante a quarentena.
"Eles Não Vêm em Paz"
Direção: Pedro Oranges e Victor Silva - Ficção - 4 min - São Paulo (SP) - 2021
Sinopse:
Enquanto dois irmãos assistem uma matéria de jornal sobre seres extraterrestres, o irmão mais velho faz uma analogia sobre o seu mundo ser invadido por visitantes indesejado
Filme "Socorro"
Direção: Susanna Lira - Documentário - 15 min - Rio de Janeiro (RJ) - 2022
Sinopse:
Um grito de socorro da líder comunitária Socorro do Burajuba, do município de Barcarena, no Pará, considerado como uma "zona de sacrifício" ambiental e social.
"Filme de Quarto"
Direção: Raffaella Rosset - Ficção - 15 min - São Paulo (SP) - 2021
Sinopse:
Num apartamento esvaziado no centro de São Paulo uma mulher divide a sala com uma imagem. Enquanto isso, uma infiltração ameaça o prédio.
"Tekoha"
Direção: Carlos Adriano - Documentário - 13 min - São Paulo (SP) - 2022
Sinopse:
Em 6 de setembro de 2021, seguranças privados de fazendeiros queimaram uma casa familiar Guarani Kaiowá, no Tekoha Ava’te, em área de Retomada, na Reserva de Dourados (Mato Grosso do Sul). A ação violenta e criminosa foi registrada em vídeo (um plano só, de 02 min 52 seg) pelo Povo Guarani Kaiowá. Em 29 de dezembro de 2021, membros de igreja pentecostal queimaram uma casa de reza Guarani Kaiowá, no Tekoha Itay Ka’Agwyrusu, em Douradina (Mato Grosso do Sul). Também registrada em vídeo pelo Povo Guarani Kaiowá (um plano só, de 51 seg). A Oga Pysy (Casa de Reza) é patrimônio coletivo da cultura e da religião do Povo Guarani Kaiowá. Para os Guarani Kaiowá, Tekoha é a definição de terra indígena, território étnico e vital dos povos originários do Brasil – um lugar onde se é. O filme apresenta fragmentos de três cantos Guarani Kaiowá, do Cacique Getúlio, chamados Ñengary (canto-reza), traduzidos especialmente para este filme por Douglas Diegues em colaboração com Dani Guarani Kaiowá (da região de Dourados) e Gregorio Gómez Centurión.
Patrocínios e parcerias – A 17ª edição do Fest Aruanda tem patrocínio master do Grupo Energisa, da Cagepa e copatrocínio da PBGás, via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, sob a chancela do CCHLA-UFPB e da Bolandeir@rte&Films, produtora do evento.
Serviço:
17ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro
Data: De 1 a 7 de dezembro de 2022
Informações: www.festaruanda.com.br e
instagram @festaruanda
Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)