Datas: 3 a 5 de dezembro de 2025
Horário: 9h às 12h
Inscrições: https://forms.gle/1BbYiFKNVuXRzQWj6
Sobre Susanna Lira:
Susanna Lira é cineasta, roteirista e produtora, pós-graduada em Filosofia, Direito Internacional e Direitos Humanos. Atualmente é mestranda em Psicanálise. Com uma carreira consolidada no cinema e na televisão, já dirigiu 19 longas-metragens e dezenas de curtas e séries, acumulando mais de 120 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Suas obras foram exibidas em mostras especiais dedicadas à sua trajetória no Chile, Uruguai, Argentina e Brasil.

- #SalveRosa (Longa de ficção, 2025) – Estreia na ficção; thriller psicológico sobre infância e redes sociais. Premiado no Festival do Rio.
- O Rei Mandou Cair na Folia (Série ficcional, 2024)
- Fernanda Young: Foge-me ao Controle (Longa documental, 2024)
- Pecados Revelados (Série documental, 2023)
- Nada Sobre Meu Pai (Longa documental, 2023)
- Jessie & Colombo (Série documental, Globoplay, 2023)
- Não Foi Minha Culpa (Série de ficção, Star Plus, 2022)
- Adriano Imperador (Documentário, Paramount Plus, 2022)
- Casão: Num Jogo Sem Regras (Série documental, Globoplay, 2022)
- A Mãe de Todas as Lutas (Longa documental, 2021)
- Prazer em Conhecer (Documentário, 2020)
- Torre das Donzelas (Longa documental, 2018)
- Mussum, Um Filme do Cacildis (Documentário, 2018)
- Legítima Defesa (Documentário, 2017)
- Clara Estrela (Longa documental, 2017)
- Intolerância.doc (Documentário, 2016)
- Mataram Nossos Filhos (Documentário, 2016)
- Levante! (Documentário, 2015)
- Damas do Samba (Documentário, 2015)
- Porque Temos Esperança (Documentário, 2014)
- Uma Visita para Elizabeth Teixeira (Documentário, 2011)
- Positivas (Documentário, 2010)
- Contracena (Documentário, 2009)
- Câmera, Close! (Documentário, 2005)
Suas produções já circularam em canais e plataformas como Globoplay, Disney, Star+, HBO, Paramount+, Universal Channel, Al Jazeera, TV Globo, Canal Curta e TV Cultura. Foi homenageada em festivais na Argentina, Uruguai, Chile e Brasil, reafirmando sua relevância e impacto na cena cinematográfica latino-americana.
Diretora de #SalveRosa, premiado no festival do Rio, a cineasta Susanna Lira também vem se dedicando a quatro novos projetos, incluindo série sobre Marília Mendonça na Amazon Prime Video e cinebiografia de Clarice Herzog, ativista social e viúva de Vladimir Herzog, morto em 1975 pela Ditadura Militar. "Me dá sentido, mas tem um preço", concluiu Susanna Lira em entrevista concedida ao Jornal O Globo.
Inscrições e Seleção:
-
É necessário preencher o formulário online do VI Laboratório Aruanda-Energisa, disponibilizado pela equipe do Fest Aruanda.
-
O(a) candidato(a) deve gravar um vídeo de até 1 minuto com a síntese da história do projeto que deseja aprimorar no laboratório.
-
Serão selecionados 12 projetos para participar do Laboratório.
-
No último dia da programação, os projetos selecionados participam de um pitching para players do mercado audiovisual brasileiro, que votarão no melhor projeto, premiado com o Troféu Aruanda.
O resultado final da seleção será divulgado na site oficial do Fest Aruanda - www.festaruanda.com.br, e nas redes sociais: @festaruanda
Metodologia e Público-Alvo:
A metodologia adotada por Susanna Lira é participativa e colaborativa, estimulando o diálogo criativo entre os participantes e o desenvolvimento coletivo dos projetos.
O público-alvo inclui estudantes de cinema, roteiristas em formação, cineastas iniciantes e contadores de histórias audiovisuais residentes no Nordeste.
A carga horária total é de 12 horas, divididas em três encontros de quatro horas.
Premiação:
O melhor projeto, escolhido pelos players convidados, receberá o Troféu Aruanda de Melhor Projeto do Laboratório Aruanda-Energisa e um valor simbólico, como reconhecimento pelo destaque na apresentação e potencial de desenvolvimento.
20 Anos de Fest Aruanda:
Em 2025, o Fest Aruanda celebra 20 anos de história, consolidando-se como um dos principais eventos do cinema nacional. Reconhecido por revelar novos talentos, premiar importantes filmes do cinema nacional, e estimular o debate da crítica sobre o audiovisual brasileiro, o festival será realizado de 3 a 10 de dezembro, com exibições na rede Cinépolis (Manaíra Shopping) e exibições ao ar livre com shows nas areias da praia de Tambaú, em João Pessoa, dias 4 e 5 de dezembro.
O evento conta com patrocínio master do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secult-PB, Cegepa e Funesc, e copatrocínio do Itaú, BNB, PBGás e Armazém Paraíba, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (MinC-SAV).
A Reitoria e o CCHLA-UFPB chancelam o festival, realizado pela Bolandeira Arte & Films.
20ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Internacional da Paraíba.
De 03 a 10 de dezembro de 2025. (Cinépolis Manaíra Shopping)
www.festaruanda.com.br
Instagram: @festaruanda
Locais: Praia de Tambaú e Cinépolis Manaíra Shopping.




.jpg)


