Notícias

20º Fest Aruanda abre as inscrições para o VI Laboratório Aruanda/Energisa com Susanna Lira

20º Fest Aruanda abre as inscrições para o VI Laboratório Aruanda/Energisa com Susanna Lira

Estão abertas as inscrições para o VI Laboratório Aruanda/Energisa de Narrativas Audiovisuais, que será ministrado pela premiada cineasta Susanna Lira durante o 20º Fest Aruanda do Audiovisual Internacional da Paraíba. O laboratório é voltado para o desenvolvimento de projetos de Curta, Média ou Longa-metragem, nas áreas de Ficção, Documentário ou Híbrido, e será realizado presencialmente entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Hotel Aram Beach & Convention, em Tambaú, João Pessoa-PB.
 
Com tema livre, o laboratório propõe uma imersão criativa e técnica no universo da escrita e realização audiovisual. Ao longo de três dias, os participantes terão contato direto com processos de roteirização, estrutura narrativa, construção de personagens e storytelling visual, explorando ferramentas para aprimorar o estilo autoral e a potência das histórias contadas em tela.
 
Período das inscrições: De 01 à 25 de Novembro de 2025, através do link:  https://forms.gle/1BbYiFKNVuXRzQWj6
 
Nesta edição, o Fest Aruanda amplia sua abordagem formativa e passa a incluir projetos em formato de série, fortalecendo o compromisso de fomentar novas narrativas para o mercado contemporâneo do audiovisual. Idealizado e conduzido por Susanna Lira, o laboratório oferece uma experiência intensiva de análise de argumentos, roteiros, estratégias de produção e técnicas de direção, culminando em apresentações de pitching para representantes de plataformas de streaming. Diversos projetos que passaram pelas edições anteriores com a diretora já se transformaram em filmes realizados.
 
Os 12 participantes selecionados concorrem ao prêmio de Melhor Projeto do Laboratório Aruanda/Energisa 2025”, com o selo do Laboratório assinado pela diretora Susanna Lira, e que será anunciado durante a Cerimônia de Premiação do 20º Fest Aruanda.
 
Local: Hotel Aram Beach & Convention – Tambaú, João Pessoa-PB
Datas: 3 a 5 de dezembro de 2025
Horário: 9h às 12h
Inscrições: https://forms.gle/1BbYiFKNVuXRzQWj6

 

Sobre Susanna Lira:

Susanna Lira é cineasta, roteirista e produtora, pós-graduada em Filosofia, Direito Internacional e Direitos Humanos. Atualmente é mestranda em Psicanálise. Com uma carreira consolidada no cinema e na televisão, já dirigiu 19 longas-metragens e dezenas de curtas e séries, acumulando mais de 120 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Suas obras foram exibidas em mostras especiais dedicadas à sua trajetória no Chile, Uruguai, Argentina e Brasil.

 
Em 2023, integrou o júri do Emmy Awards e foi finalista como Melhor Diretora Latino-Americana de Ficção nos Prêmios PRODU (México). Seu primeiro longa de ficção, #SALVEROSA (2025), foi premiado no Festival do Rio com os troféus de Melhor Figurino, Melhor Atriz (Klara Castanho) e Melhor Filme pelo Voto Popular.
 

Entre seus principais trabalhos estão:
  • #SalveRosa (Longa de ficção, 2025) – Estreia na ficção; thriller psicológico sobre infância e redes sociaisPremiado no Festival do Rio.
  • O Rei Mandou Cair na Folia (Série ficcional, 2024)
  • Fernanda Young: Foge-me ao Controle (Longa documental, 2024)
  • Pecados Revelados (Série documental, 2023)
  • Nada Sobre Meu Pai (Longa documental, 2023)
  • Jessie & Colombo (Série documental, Globoplay, 2023)
  • Não Foi Minha Culpa (Série de ficção, Star Plus, 2022)
  • Adriano Imperador (Documentário, Paramount Plus, 2022)
  • Casão: Num Jogo Sem Regras (Série documental, Globoplay, 2022)
  • A Mãe de Todas as Lutas (Longa documental, 2021)
  • Prazer em Conhecer (Documentário, 2020)
  • Torre das Donzelas (Longa documental, 2018)
  • Mussum, Um Filme do Cacildis (Documentário, 2018)
  • Legítima Defesa (Documentário, 2017)
  • Clara Estrela (Longa documental, 2017)
  • Intolerância.doc (Documentário, 2016)
  • Mataram Nossos Filhos (Documentário, 2016)
  • Levante! (Documentário, 2015)
  • Damas do Samba (Documentário, 2015)
  • Porque Temos Esperança (Documentário, 2014)
  • Uma Visita para Elizabeth Teixeira (Documentário, 2011)
  • Positivas (Documentário, 2010)
  • Contracena (Documentário, 2009)
  • Câmera, Close! (Documentário, 2005)

Suas produções já circularam em canais e plataformas como Globoplay, Disney, Star+, HBO, Paramount+, Universal Channel, Al Jazeera, TV Globo, Canal Curta e TV Cultura. Foi homenageada em festivais na Argentina, Uruguai, Chile e Brasil, reafirmando sua relevância e impacto na cena cinematográfica latino-americana.

Diretora de #SalveRosa, premiado no festival do Rio, a cineasta Susanna Lira também vem se dedicando a quatro novos projetos, incluindo série sobre Marília Mendonça na Amazon Prime Video e cinebiografia de Clarice Herzog, ativista social e viúva de Vladimir Herzog, morto em 1975 pela Ditadura Militar. "Me dá sentido, mas tem um preço", concluiu Susanna Lira em entrevista concedida ao Jornal O Globo.  

 

 

Inscrições e Seleção:

  1. É necessário preencher o formulário online do VI Laboratório Aruanda-Energisa, disponibilizado pela equipe do Fest Aruanda.

  2. O(a) candidato(a) deve gravar um vídeo de até 1 minuto com a síntese da história do projeto que deseja aprimorar no laboratório.

  3. Serão selecionados 12 projetos para participar do Laboratório.

  4. No último dia da programação, os projetos selecionados participam de um pitching para players do mercado audiovisual brasileiro, que votarão no melhor projeto, premiado com o Troféu Aruanda.

O resultado final da seleção será divulgado na site oficial do Fest Aruanda - www.festaruanda.com.br, e nas redes sociais: @festaruanda

Metodologia e Público-Alvo:

 A metodologia adotada por Susanna Lira é participativa e colaborativa, estimulando o diálogo criativo entre os participantes e o desenvolvimento coletivo dos projetos.

O público-alvo inclui estudantes de cinema, roteiristas em formação, cineastas iniciantes e contadores de histórias audiovisuais residentes no Nordeste.

A carga horária total é de 12 horas, divididas em três encontros de quatro horas.

Premiação:

melhor projeto, escolhido pelos players convidados, receberá o Troféu Aruanda de Melhor Projeto do Laboratório Aruanda-Energisa e um valor simbólico, como reconhecimento pelo destaque na apresentação e potencial de desenvolvimento.

 

20 Anos de Fest Aruanda:

Em 2025, o Fest Aruanda celebra 20 anos de história, consolidando-se como um dos principais eventos do cinema nacional. Reconhecido por revelar novos talentos, premiar importantes filmes do cinema nacional, e estimular o debate da crítica sobre o audiovisual brasileiro, o festival será realizado de 3 a 10 de dezembro, com exibições na rede Cinépolis (Manaíra Shopping) e exibições ao ar livre com shows nas areias da praia de Tambaú, em João Pessoa, dias 4 e 5 de dezembro.

O evento conta com patrocínio master do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secult-PB, Cegepa e Funesc, e copatrocínio do Itaú, BNB, PBGás e Armazém Paraíba, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (MinC-SAV).

Reitoria e o CCHLA-UFPB chancelam o festival, realizado pela Bolandeira Arte & Films.

Serviço:
20ª Edição do Fest Aruanda do Audiovisual Internacional da Paraíba.
De 03 a 10 de dezembro de 2025. (Cinépolis Manaíra Shopping)
Dias 4 e 5 na Praia de Tambaú.
www.festaruanda.com.br
Instagram: @festaruanda
Locais: Praia de Tambaú e Cinépolis Manaíra Shopping.
 
 


Voltar