Notícias

"ARY”, DE ANDRÉ WELLER, ABRE O 20º FEST ARUANDA NA CINÉPOLIS DO MANAÍRA SHOPPING EM JOÃO PESSOA

O 20º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro e Internacional da Paraíba será aberto nesta quarta-feira, dia 03 de dezembro, às 18h30 com lançamento literário da biografia do presidente da república do Brasil: "LULA", Volume 1, com a presença do célebre escritor e jornalista: Fernando Morais, autor das biografias de Paulo Coelho, Assis Chateaubriand e Olga Benário, livros que inspiraram adaptações para o cinema nacional com a realização do diretor: 'Jayme Monjardim' (no filme OLGA, 2004) e do ator e diretor: 'Guilherme Fontes' (no filme CHATÔ - O Rei do Brasil, 2015), a sessão de lançamento do livro: "LULA, Vol.1", com Fernando Morais acontece no Foyer da Área Vip na Cinépolis do Manaíra Shopping.

Em seguida às 20h00 a sessão solene na Cinépolis do Manaíra Shopping, em João Pessoa-PB, tem em sua abertura a estreia do filme: “Ary”, dirigido por André Weller (RJ), cineasta premiado no festival de cinema "É Tudo Verdade" e na "Mostra de Cinema de Tiradentes". 
 
A aguardada abertura marca a primeira exibição na Paraíba, no 20º Fest Aruanda, após sua trajetória de destaque em dois dos principais festivais cinematográficos do país: o "Festival do Rio 2025", onde integrou a mostra Premiere Brasil – Retratos, e a "49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo" 2025, reforçando a relevância do filme no circuito nacional.
 
O filme que revisita a obra de Ary Barroso, “Ary” é um mergulho íntimo na vida e na inventividade um dos maiores compositores da história do Brasil, autor de clássicos como “Aquarela do Brasil”, “No Rancho Fundo” e “No Tabuleiro da Baiana”.
 
 
Narrado em primeira pessoa pelo ator Lima Duarte, o filme acompanha a trajetória do artista desde a infância em Minas Gerais até os dias de glória no Rio de Janeiro, incluindo a histórica parceria com os estúdios Disney. Misturando encenação, pesquisa iconográfica, arquivos raros e uma cuidadosa construção estética, Ary se revela um ensaio cinematográfico íntimo sobre a mente criativa que ajudou a moldar a identidade musical do chamado “Brasil brasileiro” no século XX.
 
 
Além da participação de Lima Duarte, o elenco reúne nomes de destaque do cinema e da televisão, como: Dira Paes, Stepan Nercessian, Leo Jaime, Marcos Caruso, Alan Rocha, Felipe Rocha, Juliana Guimarães e Rafael Rocha, reforçando a dimensão cultural e artística da obra.
 
Produzido por "Napressão Produções" e "Gibraltar Filmes", com coprodução da "Cabeça de Vento", o filme marca mais um momento expressivo na carreira de André Weller, que assina direção, roteiro, direção de arte e montagem.
 
A escolha de Ary como filme de abertura do Fest Aruanda destaca o compromisso do festival com a memória cultural brasileira e celebra o legado de Ary Barroso, cuja música atravessa gerações e permanece como símbolo da identidade nacional.
 
- 03 de dezembro de 2025, às 20h00 (quarta-feira)
- Cinépolis Manaíra Shopping – João Pessoa (PB)
- Filme de Abertura: Ary, de André Weller
- Estreia na Paraíba - Sessão Solene do 20º Fest Aruanda
 

Sinopse: A intensa vida do autor de “Aquarela do Brasil“, Ary Barroso, é narrada em primeira pessoa pelo ator Lima Duarte. Da infância mineira aos dias de glória no Rio, passando pela parceria com os estúdios Disney, o filme mistura ficção e imagens de arquivo raras, embaladas por clássicos como "No Rancho Fundo" e "No Tabuleiro da Baiana". Um ensaio cinematográfico íntimo sobre a mente criativa do homem que inventou o “Brasil brasileiro”.

Direção: André Weller
Roteiro: André Weller
Direção de Arte: André Weller
Montagem: André Weller
Direção de Fotografia: Lula Carvalho ACS ABC
Figurino: Luciana Cardoso
Caracterização: João Ribeiro, Claudia Cruz
Direção de Som: Daniel Martins, Paulo César Alvim, Sergio Guizé
Edição de Som: Ernesto Sena, Guilherme Farkas
Pesquisa: Antônio Venâncio
Texto: Ary Barroso
Design Visual: Marcelo Pereira (Tecnopop)
Trilha Sonora: Ary Barroso


Produção

Produtoras: Napressão Produções, Gibraltar Filmes
Coprodução: Cabeça de Vento
Produção Executiva: Allexia Galvão, André Weller, Breno Nogueira, Izabel Pequeno, Jáder Barreto Lima, Rafaella Lima


Elenco

Lima Duarte, Dira Paes, Stepan Nercessian, Leo Jaime, Marcos Caruso, Alan Rocha, Felipe Rocha, Juliana Guimarães, Rafael Rocha


André Weller

Diretor premiado pelo Festival É Tudo Verdade e Mostra de Cinema de Tiradentes. É Membro da Academia Brasileira de Cinema, ABC e ABRACI. Como Diretor de Arte, foi indicado ao Prêmio Grande Otelo e ABC. É Curador de Arte e Cultura do Rio Innovation Week e do Novo MIS RJ. Mestre em Design pela PUC-Rio, é Músico com Bacharelado em Piano pela UNIRIO e trabalhos lançados pela Warner e pelo selo francês Buda Musique.

Rubem Braga: olho as nuvens vagabundas, 2013
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Preferidos do Público Novos Diretores, 2013

No balanço de Kelly, 2009
Kinoforum - Preferidos do Público, 2010
Mostra de Cinema de Tiradentes - Filme Hours Concours, 2010

No tempo de Miltinho, 2008
É Tudo Verdade - Melhor Documentário em curta Metragem, 2009
Mostra de Cinema de Tiradentes - Melhor Vídeo Digital, 2009
Kinoforum - Preferidos do Público, 2009
Prêmio Aquisição Canal Brasil, 2009
Prêmio Aquisição Petrobras Porta Curtas, 2009
Festival do Júri Popular - Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Documentário, 2009
Canoa Quebrada - Melhor Roteiro, 2009
Festival Acende Uma Vela - Melhor Filme, 2009


 


Voltar