Notícias

Fest Aruanda 2022 anuncia nova data e homenagem para Eliézer Rolim.

Fest Aruanda 2022 anuncia nova data e homenagem para Eliézer Rolim.

O 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro será realizado de 1 a 7 de Dezembro/22 na rede Cinépolis (Manaíra Shopping) e prestará homenagem póstuma ao ator, encenador, dramaturgo, professor e cineasta Eliézer Rolim, morto prematuramente no mês de fevereiro último, em João Pessoa. A mudança da data, inicialmente anunciada para o período de 8 a 15 de dezembro, se deveu à necessidade de evitar o choque com os jogos da Copa do Mundo, em sua fase final, o que poderia desmobilizar o público, na percepção da organização do festival.

Além da homenagem póstuma já anunciada ao jornalista, poeta, crítico e cineasta Jurandir Moura, o nome de Eliézer Rolim vem se somar pela multiplicidade de papeis exercidos em vida pelo diretor do longa-metragem ‘Beiço de Estrada’, premiado na edição 2018 do evento.

“Da infância à idade adulta, Eliézer Rolim foi um homem dos palcos, seja em cena como ator ou na direção, terreno no qual se especializou; nesta condição esteve à frente de três produções cinematográficas (um média e dois longas-metragens), brilhando com amplo reconhecimento no último filme (‘Beiço de Estrada’), o que nos faz especular sobre o que ainda brotaria de sua incessante capacidade de criar e dar vida a personagens absolutamente singulares que povoavam seu imaginário”, disse Lúcio Vilar, produtor executivo do festival, para quem essa homenagem será um dos grandes momentos da edição 2022.

Quem foi Eliézer Rolim

Eliézer graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1986), com mestrado e doutorado em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia e pela École Nationale de Architeture de Grenoble, na França.

Rolim recebeu diversos prêmios nacionais com produções teatrais, entre elas, ‘Seca’, ‘Beiço de Estrada’, ‘O Barraco’, ‘Até Amanhã’, ‘Drops do Halley’, ‘Homens de Lua’, ‘Trinca Mas Não Quebra’, ‘Anjos de Augusto’, ‘Sinhá Flor’, ‘Como Nasce um Cabra da Peste’, ‘Adeus Mamanita’, ‘Estrelas ao Relento’ e ‘Efemérico’.

Atuando no cinema como produtor, roteirista e diretor, recebeu diversos prêmios. Dirigiu os filmes ‘Eu Sou o Servo’, ‘O Sonho de Inacim’ e ‘Beiço de Estrada’. Em 2018, o filme ‘Beiço de Estrada’ venceu o Fest Aruanda e foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema Brasileiro, que acontece em Milão, na Itália.

 

Assessoria de Imprensa Nacional: ProCultura 

Flávia Miranda (F&M ProCultura)

(11) 98542.1771WhatsApp

(12) 99570.1771 Fone


Voltar