Na nesta quarta-feira, dia 03/11, a organização do festival divulgou a seleção oficial dos 12 curtas que farão parte da Competição Nacional.
De 09 a 15 de Dezembro, acontece o tradicional Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na cidade de João Pessoa!
A 16ª. Edição do evento, volta às salas presencial, mas mantém sua programação on-line para todo o Brasil através da Plataforma Aruanda Play.
Na nesta quarta-feira, dia 03/11, a organização do festival divulgou a seleção oficial dos 12 curtas metragens que farão parte da Competição Nacional.
SELECIONADOS
O Comitê de Seleção de curtas-metragens foi formado pelos jornalistas e críticos de cinema, Amilton Pinheiro e Marcus Mello (ambos da Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema), e a diretora e curadora Camila de Moraes.
“Fazer parte de uma seleção de curtas-metragens para um festival sempre é uma tarefa ao mesmo tempo desafiadora e difícil de executar. Foram 423 curtas, de todas as regiões do Brasil, entre ficções, documentários e animações. Nos deparamos com filmes de realizadores que não deixaram de tratar de temas complexos e necessários, mas sem abrir mão da formalidade conceitual e da linguagem. Um ponto que vale destacar na seleção do Comitê de Curtas Nacional é a descentralização das produções das regiões mais abastadas, ainda mais quando os filmes foram realizados fora da capital das cidades do País, adentrando o Brasil diverso e fecundo e nos revelando em nossa integridade”, Amilton Pinheiro, presidente do Comitê de Seleção.
"Foi um imenso desafio participar da seleção da Mostra Competitiva Nacional de curtas-metragens dessa 16ª edição do FestAruanda 2021. Foram muitos filmes inscritos com debates instigantes e necessários. Dentro desta mostra do que estamos produzindo no audiovisual brasileiro, será possível verificar uma grande diversidade de conteúdos, gêneros e expressões artísticas, e regionalidade. A representação LGBTQIA+ se faz presente nas telas, bem como um protagonismo negro. Desde já, fica o convite para todes acompanharmos toda a programação do Festival e que tenhamos uma ótima sessão", diretora e curadora Camila de Moraes.
“É uma enorme satisfação integrar mais uma vez a comissão de seleção do Fest Aruanda que chega a sua 16ª. Edição, foram meses de muito trabalho com meus parceiros Amilton Pinheiro e Camila Moraes. Foi um trabalho muito rico, vimos curtas de todo o Brasil. Infelizmente tem que escolher só 12, mas no geral, estamos muito satisfeito com o resultado. Acredito que quem for acompanhar o Fest Aruanda vai ter acesso a uma produção muito vigorosa, revelando novos autores, novas vozes, uma emergência cada vez mais significativa de um cinema negro realizado por diretores e diretas negras, uma presença muito forte do cinema da região nordeste”, afirma Marcus Mello.
Mais uma vez a rede Cinépolis do Manaíra Shopping será o palco do evento que terá entrada franca em todas as sessões e contará com o Patrocínio Master do Grupo Energisa-PB, Cagepa e Armazém Paraíba.