Notícias

LIVE DE CINEMA | O diretor de fotografia e cineasta Walter Carvalho afirma que: "A VIDA É UM FILME MAL FILMADO!"

  LIVE DE CINEMA | O diretor de fotografia e cineasta Walter Carvalho afirma que:

“A VIDA É UM FILME MAL FILMADO”.

A afirmação foi feita por WALTER CARVALHO que teve audiência recorde em mais uma LIVE DE CINEMA, na quinta-feira do dia 3 de Setembro de 2020, promovida pelo projeto de Extensão da UFPB, ARUANDANDO NO CAMPUS.

Aclamado pela crítica por vários longas-metragens realizados nos últimos trinta anos, como ‘CENTRAL DO BRASIL’ e ‘TERRA ESTRANGEIRA’, de WALTER SALLES, onde assina a fotografia, assim como por filmes em que teve sua própria assinatura como diretor, a exemplo de ‘BUDAPESTE’, baseado em romance de CHICO BUARQUE DE HOLANDA, o fotógrafo paraibano reiterou que a frase faz todo o sentido, se considerarmos o que tem acontecido no país e no mundo nos últimos anos.


Mediada pelo diretor do Festival Aruanda, LÚCIO VILAR, o diretor abordou desde sua primeira experiência enquanto espectador do ato de fotografar, ainda criança, quando ficou profundamente impressionado com o ‘clarão’ expelido por aquele equipamento montado sobre um tripé e uma lona escura, onde por baixo ficava uma pessoa que acionava o mecanismo, fato que marcaria definitivamente seu imaginário.


A presença do irmão e documentarista VLADIMIR CARVALHO foi decisiva para ele abraçar a fotografia e depois o cinema, atividades que consagrariam sua trajetória vitoriosa que também é referência na televisão brasileira, caso de, entre outras produções, ‘ONDE NASCEM OS FORTES’ (Rede Globo), rodada no cariri paraibano, em 2018. Ele falou ainda em detalhes das razões para afirmar que "O NOVO NÃO EXISTE" e porque defende a ‘tese’ de não decupar seus filmes. Ele ainda homenageou o fotógrafo paraibano JOÃO CARLOS BELTRÃO ( que será laureado, esse ano) e manifestou o desejo de voltar a filmar com o cineasta TORQUATO JOEL.


Para conferir a Live de Cinema com Walter carvalho, na íntegra, acesse pelo YouTube o link: https://youtu.be/fGrIfSMWg08

Cadastre-se Canal do FEST ARUANDA no YouTube e acompanhe todas as novidades sobre a edição 2020 de aniversário de 15 anos do maior evento cinematográfico da Paraíba.


Voltar