Última exibição de Marte um em João Pessoa. Representante do Brasil no Oscar terá sua última sessão dia 29 de setembro no Cine Banguê.
Corra que ainda dá tempo de assistir ao filme escolhido para representar o Brasil no Oscar. O filme ‘Marte Um’ de Gabriel Martins e da produtora mineira ‘Filmes de Plástico’, será exibido pela última vez em João Pessoa, na sessão das 20h30 do dia 29 de setembro (quinta-feira) em nosso querido Cine Banguê.
Durante sua exibição no dia 12/09 no Cine Banguê, espectadores, amantes e operários do Cinema Paraibano tiveram a chance de participar de um debate com o diretor Gabriel Martins e o ator paraibano Pablo Giorgio, que teve uma pequena participação no filme. O debate foi mediado pelo cineasta paraibano Ian Abé, no qual aspectos objetivos e subjetivos do filme foram abordados. Em suas falas, Gabriel Martins mostrou sua paixão pela sétima arte e pela sua obra-prima, Marte Um, que tem traços de sua própria história, como o alcoolismo enfrentado por um dos protagonistas que foi inspirado em seu próprio pai alcoolista.
O diretor abordou também a dificuldade de divulgação do filme, que infelizmente carece de recursos para publicidade, mas que pela sua potência, sensibilidade e capacidade de tocar no íntimo de cada espectador, tem tido grande repercussão e um número crescente de público nas salas de cinema.
A escolha do filme pela Academia Brasileira de Cinema para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro é um marco na história do cinema brasileiro, nunca antes havia sido selecionado para representar o Brasil no Oscar um filme com um elenco majoritariamente negro, feito por um diretor negro e com a temática sobre as relaçoes de uma família negra e periférica.
Segundo Bárbara Cariry, a escolha de 'Marte Um' para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas". "'Marte Um' sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país", finalizou a presidente da Comissão de Seleção. O filme é um ato político de resistência contra os dias nefastos atualmente vividos, assistí-lo e divulgá-lo também é.
A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
Elenco: Cícero Lucas, Camila Damião, Rejane Faria, Carlos Francisco, Russo APR, Ana Hilário, Tokinho e Juan Pablo Sorín
Direção e roteiro: Gabriel Martins
Produção: André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia
Produção Executiva: Thiago Macêdo Correia
Produtora: Filmes de Plástico
Fotografia: Leonardo Feliciano
Montagem: Tiago Ricarte e Gabriel Martins
Direção de arte: Rimenna Procópio
Direção de produção: Luna Gomides
Figurinos: Marina Sandim
Som: Tiago Bello
Trilha sonora: Daniel Simitan
Distribuição: Embaúba Filmes
World Sales: Magnolia Pictures