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Comissão de Seleção

Rodrigo Fonseca

Rodrigo Fonseca

Autor do romance "Como Era Triste a Chinesa De Godard" e biografo de Renato Aragão, o crítico de cinema Rodrigo Fonseca nasceu no Morro do Adeus, em Bonsucesso (RJ), e formou-se em Produção Editorial na UFRJ, onde cursa o mestrado em Ciência da Literatura. Resenhista e repórter do Correio da Manhã e do site português C7nema, escreveu as peças "Chico Xavier em Pessoa", "Encontros Impossíveis" e "François Truffaut - O Cinema É Minha Vida". Ator, roteirista e pesquisador, dirigiu os curtas "Grave Gavras" e "Três Dias em Outubro". Mesclando gêneros dramatúrgicos do terror ao melô, com ecos de de comédia e traços de investigações existenciais, a seleção de curtas do Fest Aruanda se agarrou à celebração das diversidades (de regiões e de pautas políticas) ao mesmo tempo em que buscou conexões com as estéticas mais urgentes do cinema mundial. Tem ecos de Jordan Peele, de Céline Sciamma e de Ryusuke Hamaguchi, mas sempre à(s) moda(s) brasileira(s).

Camila de Moraes

Camila de Moraes

Camila de Moraes é jornalista e graduanda no curso B.I. de Artes com concentração em audiovisual pela Universidade Federal da Bahia. Na área do cinema dirigiu o documentário de longa-metragem "O Caso do Homem Errado" que aborda a questão do genocídio da juventude negra no Brasil. A cineasta se tornou a segunda mulher negra a entrar em circuito comercial com um longa-metragem após 34 anos de silenciamento no Brasil. A primeira mulher negra foi Adélia Sampaio, em 1984, com o longa-metragem de ficção “Amor Maldito”. Aclamado, o longa “O Caso do Homem Errado” esteve na seleta lista de pré-selecionados pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil e concorrer ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2019. Idealizadora e Curadora do Festival Cinema Negro em Ação. Atualmente desenvolve o projeto de uma série de ficção chama- da “Nós Somos Pares” que aborda a vida de seis mulheres negras e suas relações de amizade e amores. Camila de Moraes também dirigiu o curta-metragem “A Escrita do Seu Corpo”, que trata sobre a questão de identidade racial e de gênero por meio da poesia. Produziu e co-roterizou o documentário “Mãe de Gay” vencedor de dois Galgos de Ouro no Festival Universitário de Gramado. Fez produção do curta-metragem de ficção “Marce- lina - com os olhos que a terra há de comer”, de Alison Almeida, e assistência de produ- ção do documentário “Poesia Azeviche”, de Ailton Pinheiro. Assina a direção do curta-me- tragem documental “Mãe Solo” realizado durante a pandemia. Camila de Moraes é gaú- cha, mas reside em Salvador há onze anos.

Amilton Pinheiro

Amilton Pinheiro

Curador e diretor artístico do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, desde 2011, festival de cinema que acontece anualmente em dezembro em João Pessoa/PB. Foi assistente de direção de um curta-metragem intitulado A Volta Para Casa, dirigido por Diego Freitas, e protagonizado pelo ator Lima Duarte, em 2018. Escreveu um roteiro de um curta-metragem não filmado, intitulado Um Tiro na Memória, que retrata o último dia de vida do memorialista e médico Pedro Nava. Atualmente produz, para o cineasta Pedro Castelo Branco, um curta-metragem e um longa documental intitulados Bernardet, Profissão: Ator, sobre a carreira de ator de Jean-Claude Bernardet, crítico, ex-professor, ensaísta e escritor. Agente literário e colaborador para o jornal O Valor, no Caderno Eu & Fim de Semana, além de colunista e repórter do site Esquina da Cultura, escrevendo matérias relacionadas a área cultural. Membro da Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema e estou afastado da APCA, Associação Paulista de Críticos de Arte, onde faz parte do júri de Literatura.


Curadoria e Direção Artística

Lúcio Vilar

Lúcio Vilar

Jornalista, produtor audiovisual, documentarista e docente da Universidade Federal da Paraíba (Mídias Digitais-CCHLA), com Mestrado e Doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) pelo Programa de Pós-Graduação Meios e Processos Audiovisuais com foco na participação paraibana no contexto do cinema silencioso brasileiro dos anos 1920. Como documentarista, roteirizou e produziu em curta-metragem: Pastor de Ondas (2003); O menino e a bagaceira (2004); Aruandando (2005); Camará - O que sei contar é isso! (2007); O fio da memória (2008) e Kohbac – A maldição da câmera vermelha (2009); em média-metragem: DOC Correio, 60 anos e O Homem é Pedro! (perfil sobre o ex-governador paraibano Pedro Gondim). Autor do livro Janelas da Sedução Cotidiana (sua Dissertação de Mestrado); é coorganizador da coletânea Menino de Engenho – 40 anos depois (2007); idealizou e fundou em 2005 o Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro que esse ano chega à sua décima sexta edição com sede em João Pessoa-PB. Coordena na UFPB o Projeto de Extensão Universitária Aruandando no Campus – Circuito Audiovisual no Campus I, aprovado, esse ano, para sua sexta edição consecutiva. Em fase de pré-produção, tem os seguintes projetos programados: uma série documental sobre Linduarte Noronha e o primeiro longa-metragem que terá como personagem principal Walfredo Rodriguez, o primeiro cineasta paraibano, objeto de estudo e pesquisa de sua tese de doutorado.

Amilton Pinheiro

Amilton Pinheiro

Jornalista Cultura e crítico de cinema e literatura. Colabora para o site Esquina da Cultura e o Caderno 2 do Jornal O Estado de São Paulo. Curador de mostras de cinema, eventos literários e exposições. Escreveu um roteiro de um curta-metragem (não filmado) intitulado "Um Tiro na Memória", sobre o último dia de vida do memorialista Pedro Nava. É curador do Fest Aruanda desde 2012. Cobre festivais de cinema e literatura. Escreveu ensaios de filmes para dois livros editados pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). É membro da Abraccine e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em Literatura. Trabalhou no Caderno 2 do Estadão, colaborou para revista Brasileiros, Frash News e foi editor das revistas Panorama da Câmara Brasileira de Livros (CBL) e Negócios da Comunicação. Atualmente trabalha como agente literário e agenciamento.



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